Postagem em destaque

A palavra de ordem é prevenção!

Este blog estréia no mesmo mês que um ataque cibernético mundial, promovido pela Wannacry, infectou sistemas em mais de 100 países, coloca...

Podcast 2

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Histórias de cibercrimes - Caso #4

O caso de Michele

Michelle, uma esteticista do Kansas, conseguiu seu primeiro computador há três anos, e ela gostava de receber e-mails de seus antigos amigos da faculdade. Ela também gostou de olhar os produtos de beleza mais recentes online, embora nunca tenha comprado nenhum. Ela era uma mãe solteira que sustentava dois filhos, e o principal uso do computador era que os meninos pesquisassem informações para projetos escolares.

No entanto, durante o último ano, Michelle percebeu que seu computador parecia estar funcionando de forma lenta. Na verdade, no momento em que era entrevistada, ela e seus dois meninos deixaram de usar o computador, porque era tão lento que era inutilizável.

Durante o Natal, ela queria comprar alguns pequenos presentes para algumas das pessoas com quem ela trabalhava. Então, não tendo um computador para usar em casa, ela pegou emprestado o computador da avó para localizar e comprar os presentes. Depois de pouco tempo, ela notou que o computador da avó parecia estar funcionando de forma lenta, então ela decidiu que os computadores não eram para ela.

Porém, o novo namorado de Michelle era um estudante de informática e engenharia, e quando ela falou sobre os computadores mais lentos, ele adivinhou o problema imediatamente: spyware. Ele baixou um programa de detecção de spyware e confirmou seu diagnóstico. Demorou vários dias para limpar toda a bagunça, mas, eventualmente, o spyware foi removido e os computadores voltaram ao normal. Ele instalou antivírus e software de segurança para Michelle e sua avó, e logo eles voltaram online. No entanto, a história não termina aqui.

Enquanto Michelle estava usando o computador da avó, ela havia recebido um anúncio pop-up anunciando que ganhara um prêmio de $ 500. Tudo o que ela tinha que fazer era responder a algumas perguntas, e ela poderia reivindicar sua saída de compras de US $ 500 para uma loja de departamentos local. Michelle respondeu as perguntas, e depois lhe disseram que tinha que comprar dois itens pequenos antes de receber o certificado de presente. Ela ordenou os dois itens mais baratos do menu de presentes, deu informações sobre o cartão de crédito conforme solicitado e tentou colocar o resto da informação para reivindicar seu certificado de presente de $ 500.

No entanto, o site não aceitaria suas informações, e depois de várias tentativas, ela desistiu e decidiu enviar um e-mail para os proprietários do site, na esperança de ajudá-la a resolver as coisas. Ela escreveu duas vezes, mas nunca recebeu uma resposta. Seu cartão de crédito foi cobrado pelos dois "pequenos itens", ela concordou em comprar, mas ela nunca viu o certificado de presente de $ 500.

Nenhum comentário:

Postar um comentário