Postagem em destaque

A palavra de ordem é prevenção!

Este blog estréia no mesmo mês que um ataque cibernético mundial, promovido pela Wannacry, infectou sistemas em mais de 100 países, coloca...

Podcast 2

domingo, 8 de outubro de 2017

Histórias de cibercrimes - Caso #3

Este caso é para aqueles que compram e vendem na internet.

História de Koby

Alguns dos métodos de phishing podem ficar bastante sofisticados. Koby, um instrutor do ensino médio, já foi vítima de tal esquema. Koby estava usando o eBay (famoso site de compra e venda pela internet*) para vender um de seus veículos, e ele encontrou um comprador adequado dentro de vários dias. O comprador pagou pelo veículo, e  Koby removeu o anúncio da sua listagem no site do eBay.

* sites similares aqui no Brasil - Mercado Livre, OLX, Web Motors, AxaFácil dentro outros.

Ele ficou um pouco intrigado quando ele fez login na sua conta do eBay e foi informado de que ele tinha "um item para venda". Ele olhou para a página, e com certeza, havia o veículo - o mesmo que ele acabara de vender - para venda. Então ele notou algo errado - muito errado. O endereço de e-mail que estava listado para suas informações de contato não era dele. Era muito parecido, tanto que a maioria das pessoas nunca perceberia nem suspeitava, mas Koby  sabia que algo não estava certo.

Ele enviou um e-mail ao "vendedor", e ofereceu-se para comprar o veículo e tomou providências para enviar o dinheiro ao vendedor. Como se viu, o "vendedor" estava localizado em Chicago. Koby deu informações ao FBI, e eles rastrearam os fraudadores.

Mas a pergunta mais importante neste caso é:

Como os fraudadores conseguiram acessar a conta do Koby e colocar um item a venda?

Um e-mail de phishing indicando que sua conta estava comprometida pediu que ele clicasse em uma URL para ir à sua conta do eBay. Ele clicou, foi levado para uma página que parecia idêntico à sua página de login do eBay e digitou as informações da sua conta. Os criminosos usaram essas informações para fazer login em sua conta legítima e alterar o número de telefone de contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário