Postagem em destaque

A palavra de ordem é prevenção!

Este blog estréia no mesmo mês que um ataque cibernético mundial, promovido pela Wannacry, infectou sistemas em mais de 100 países, coloca...

Podcast 2

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Jogos online – Estamos seguros e protegidos neste ambiente virtual?


“ Meu filho está lá na sala com seus jogos online. Me sinto mais segura assim. Ele brincando dentro de casa. ”

Será?

A seguir veremos por que criminosos estão tão comprometidos com os jogos que jogamos online.

É fato que hoje em dia os jogos online estão cada vez mais disponíveis, seja via PlayStation Network da Sony, Xbox Live da Microsoft ou qualquer outra plataforma; com isso, os cibercriminosos estão estudando maneiras de explorar os usuários da comunidade de jogos.

E como podem ocorrer crimes cibernéticos envolvendo crianças e adolescentes?

Primeiro, os criminosos do mundo virtual sabem muito bem que para crianças e adolescentes é difícil imaginar e desconfiar de que a pessoa com a qual eles estão falando não é realmente quem eles pensam que é.
Por exemplo, um homem de meia idade pode usar um personagem de uma criança de 11 anos e não haverá como descobrir sua identidade.
Estes criminosos tentam atrair a atenção e confiança de suas vítimas. São os conhecidos predadores online. O termo usado pela polícia para predadores on-line que atraem crianças é "preparação". O adulto pedirá algo pequeno no início, e então as demandas aumentarão lentamente.

Este tipo de aproximação com crianças e adolescentes é bastante comum no mundo virtual, mas você sabia que isso podia ocorrer através de um Xbox, por exemplo?

Há relatos de que um suspeito investigado pela polícia dos Estados Unidos no ano de 2009 estaria fazendo sexo com uma garota de 14 anos utilizando um Xbox 360. O Xbox foi configurado em seu quarto e teve uma webcam anexada a ele que foi apontada diretamente para sua cama.
O suspeito registrou duas outras vítimas, e esses vídeos foram encontrados em seu PC em uma sala diferente. Todas as vítimas dizem que não estavam cientes de que estavam sendo gravadas e que seu PC não estava no quarto no momento dos incidentes.


O assunto é sério e muitas vezes nem imaginamos o que pode estar acontecendo enquanto nossas crianças estão, “aparentemente seguras”, jogando online com seus dispositivos.

Então, segue algumas atitudes que, segundo especialistas da polícia, podem contribuir para segurança de crianças e adolescentes em um ambiente virtual de jogos:

1. JOGAR JUNTOS - Os pais também precisam jogar. Participe no ambiente de jogos de vez em quando para entender por que o seu filho gosta tanto deste tipo de diversão.

2. CHAT JUNTO - Peça ao seu filho que mostre como eles podem conversar com outros jogadores por texto e voz. Revise o tipo de idioma que está sendo usado e certifique-se de que nenhuma informação pessoal ou de identificação seja compartilhada.

3. CONHEÇA AS SENHAS - Em todos os dispositivos, você deve conhecer a senha do seu filho. Se não o entregarem, retire o dispositivo.

4. VERIFIQUE O HISTÓRICO - Verifique periodicamente o histórico, quando aplicável, de cada dispositivo. Se foi apagado, pode haver um motivo.

5. CUIDADO COM O PORTAL - Lembre-se de que qualquer dispositivo com uma função de bate-papo, mesmo jogos destinados a crianças muito novas, pode levar a salas de bate-papo privadas e sites de internet sem restrições que contenham material adulto e ilegal.

6. EVITE DOWNLOADS - Os predadores sexuais e outros criminosos geralmente atacam sites amigáveis para crianças com banners coloridos, anúncios e jogos. Ensine seus filhos a sempre pedir permissão antes de clicar em um anúncio ou baixar. Além do fato de seu filho estar exposto a filmes ou imagens sexualmente explícitas, suas informações pessoais podem ser expostas. Use o software para proteger sua informação pessoal contra spyware e vírus.


7. ESTABELEÇA LIMITES DE USO PARA TODOS OS DISPOSITIVOS QUE ACESSAM A INTERNET -  À medida que as crianças adquirem a independência, é mais difícil este tipo de controle, mas estabelecer limites no uso da Internet no final da noite em uma idade precoce pode ajudar a minimizar a chance de seu filho ser contatado por um pedófilo. Isso porque os predadores sexuais muitas vezes trabalham durante o dia e passam horas da noite visando as crianças. Eles também percebem que seu filho tem menos supervisão durante a noite, tornando-os especialmente vulneráveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário