Postagem em destaque

A palavra de ordem é prevenção!

Este blog estréia no mesmo mês que um ataque cibernético mundial, promovido pela Wannacry, infectou sistemas em mais de 100 países, coloca...

Podcast 2

terça-feira, 13 de junho de 2017

Os 10 mandamentos da Cibersegurança - Parte 1

A partir desta semana iremos enumerar 10 mandamentos da cibersegurança que podem ajudar a te manter um pouco mais seguro no mundo virtual. Dissemos "um pouco mais", pois como já postado anteriormente, no mundo virtual não existe nada 100% seguro.

Mandamento nº 1 - Desenvolva e pratique atitudes seguras ao utilizar a internet
Tenha sempre um antivírus atualizado em todos os dispositivos que usar;
Firewall (dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede) sempre ativado;
Estabeleça senhas fortes e outros meios de autenticação para o acesso de seus dispositivos;
Não utilize a mesma senha para tudo e procure não ser óbvio utilizando datas de aniversário, nomes de entes próximos etc;
Mantenha-se atualizado sobre as práticas de criminosos no mundo virtual (este blog é destina-se a isso);
Sempre avalie o grau de segurança que você está utilizando e esteja sempre alerta.

Mandamento nº 2 - Conheça e assegure-se de todas as redes que te disponibilizam acesso a internet
Cuidado ao se conectar a redes wifi grátis.
Só faça isso em último caso.
De preferência sempre ao seu pacote de dados fornecido por sua operadora, principalmente ao acessar suas informações em aeroportos, rodoviárias e outros locais públicos. Caso contrário, você mesmo poderá facilitar o acesso de suas informações a um criminoso virtual.

Mandamento nº 3 - Identifique e proteja seus dados de acordo com o grau de privacidade que você deseja manter.
Como escrito acima, mantenha senhas fortes em seus dispositivos e para o acesso a sua informações como e-mail, login em redes sociais etc.
Mas também é possível guardar de forma mais protegida ainda, seus dados e informações mais particulares como fotos, vídeos,documentos etc.
Para isso, seu antivírus lhe fornecerá a possibilidade de uma senha de acesso a cada app de seu dispositivo, por exemplo. e até mesmo um cofre para você guardar suas fotos mais íntimas. Para seu PC, há a possibilidade de guardar qualquer arquivo em um cofre protegido por senha. Ou seja, além de uma senha de acesso para qualquer dispositivo, tudo que estiver dentro dele poderá também ser protegido por outras senhas.

Por hoje é só!
Em breve postaremos os outros mandamentos que te auxiliarão na manutenção de sua segurança.

Qualquer dúvida entrem em contato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário