Postagem em destaque

A palavra de ordem é prevenção!

Este blog estréia no mesmo mês que um ataque cibernético mundial, promovido pela Wannacry, infectou sistemas em mais de 100 países, coloca...

Podcast 2

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Você sabe o que é Cyberbullying?

Você já foi vítima de cyberbullying? Conhece alguém que já tenha passado por isso? Ou ainda, você conhece alguém que já tenha praticado cyberbulling?

Entenda a prática:

Cyberbullying é um tipo de violência praticada contra alguém através da internet ou de outras tecnologias relacionadas.
É quando alguém usa o espaço virtual para intimidar e hostilizar uma pessoa (colega de escola, professores, ou mesmo desconhecidos), difamando-a, insultando-a ou atacando-a covardemente através de textos e/ou imagens.

O praticante de  cyberbullying, na maioria da vezes, faz seu ataque de forma anônima, se escondendo atrás de perfis falsos nas diversas redes sociais, através de e-mails ou de torpedos com conteúdos hostis e caluniosos.

Mas saibam que, mesmo se escondendo atrás de perfis falsos e de um suposto anonimato, as leis anti-cyberbullying que vigoram atualmente, os praticantes de cyberbullying podem ser descobertos e processados por calúnia e difamação, sendo obrigados a indenizar a vítima.

Em geral, o cyberbullying é praticado entre adolescentes, mas também ocorre com frequência entre adultos.

O que o cyberbullying pode causar para pessoa atacada?

- Distúrbio do sono
- Problemas de estômago
- Transtornos alimentares e de ansiedade
- Falta de apetite
- Iirritabilidade
- Depressão
- Isolamento
- Pensamentos destrutivos, como o desejo de morrer, entre outros.

Em casos extremos, algumas vítimas de cyberbullying são atacadas de uma forma tão agressiva que são levadas a cometer suicídio. Muitos desses casos começam quando fotos ou vídeos íntimos das vítimas são introduzidos na internet.

Como pode acontecer? Como podem ter algo sobre mim para ser colocado nas redes?

Para responder a essa pergunta recorremos ao caso da adolescente Amanda Todd, de 15 anos, que cometeu suicídio por sofrer bullying e cyberbullying.


Amanda tinha 12 anos quando tudo começou. Ela estava numa sala de bate-papo com amigos, conhecendo e conversando com outros usuários. Ela recebeu diversos elogios dos garotos e foi induzida a mostrar partes de seu corpo.

Um ano depois,  uma pessoa que estava no chat entrou em contato com Amanda pelo Facebook e disse que se ela não “fizesse um show para ele”, ele iria mostrar os prints (da tela do bate-papo) para amigos e familiares de Amanda.
Essa pessoa ainda chegou a persegui-la. Ele sabia de tudo: onde ela morava, onde passava as férias, quem eram seus amigos…
As fotos foram enviadas para todos e, então, Amanda começou a adoecer: ela sofria com ansiedade, depressão e pânico. E assim, passou a usar drogas e álcool.
Um ano se passou e o “bully” de Amanda voltou: ele criou uma página no Facebook onde a foto do perfil eram os seios dela.
No vídeo em que fez para contar sua história, Amanda disse que “chorava a noite toda, perdi todos os meus amigos e o respeito deles“. Ela sofria com os xingamentos, os julgamentos e sofria ainda mais por não poder tirar aquelas fotos da internet.
Com tanta tristeza e se sentindo pressionada, Amanda passou a se automutilar.
Ela mudou de escola e ficava sozinha, todos os dias. Até que, depois de um mês, ela conheceu um garoto mais velho. Ele disse que estava gostando dela, mesmo tendo uma namorada.
Ela foi iludida e acabou se envolvendo com o menino.
A namorada, junto com outras 15 meninas foram tirar “satisfação” com Amanda e a humilharam em frente a escola. Além disso, ela também sofreu agressões físicas desse grupo de colegas. “Algumas crianças filmaram tudo. Eu estava completamente sozinha e deixada no chão“, disse Amanda em seu vídeo-depoimento.
Amanda voltou para casa e tentou se matar tomando alvejante. Depois de ser internada e voltar para casa ela passou a receber mensagens de ódio como “Ela merece!” e “Espero que ela morra!”.

Fonte: http://todateen.com.br/souassimtt/entenda-o-caso-de-amanda-todd-a-adolescente-que-cometeu-suicidio-por-sofrer-bullying/


Dica do nosso blog: 
Cyberbully (Filme)

Cyberbully (Bullying Virtual) é um filme lançado na televisão e conta a história de uma garota vítima de bullying em uma rede social. Foi lançado em 2011 nos Estados Unidos, e em 2012 no Brasil.

Mas lembrem-se que para todo crime há uma punição e no mundo virtual não é diferente.
Se você for vítima de algum tipo de crime virtual, ou souber de alguém que esteja fazendo prática dos mesmos, denuncie.
Na barra lateral do nosso blog há uma lista com as delegacias especializadas em crimes virtuais por todo Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário